Conheça 15 benefícios do azeite de oliva para a saúde

Conheça 15 benefícios do azeite de oliva para a saúde

Os benefícios do azeite de oliva incluem o emagrecimento, contribuição para a saúde cardiovascular, melhora da qualidade da pele e muito mais!

O azeite é muito consumido por quem deseja mais saúde e qualidade de vida. Serve tanto para o preparo de alimentos fritos e grelhados, como também para temperar saladas. 

Além de saboroso, o produto também é cheio de nutrientes como vitamina E, vitamina K e minerais como o cálcio que são de grande importância para a saúde.

Neste post separamos os 15 principais benefícios do azeite de oliva e como você pode consumi-lo em seu dia a dia, além de dicas para armazenar da melhor forma. 

Então, continue conosco e boa leitura!

Para que serve o azeite de oliva?

O azeite de oliva é obtido a partir das azeitonas, que nascem nas plantas chamadas oliveiras. Elas passam por um processo de prensa para a liberação do óleo. 

O produto resultado dessa prensa é puro e sem misturas com outros tipos de óleos vegetais. O azeite de oliva é muito consumido em todo o mundo. 

O produto é usado no preparo de receitas e temperar de saladas. Sua composição dá mais sabor às refeições, mas sem alterar o gosto dos ingredientes. 

Mas por ser uma gordura, mesmo que boa, é preciso consumir o azeite com moderação, pois o excesso pode causar problemas para a saúde. 

15 benefícios do azeite de oliva para a saúde

benefícios do azeite de oliva para a saúde

Por ter diversos nutrientes e vitaminas em sua composição, existem diversos benefícios do azeite de oliva para o seu corpo e sua saúde. 

O produto é natural e passa por um processo produtivo que não altera as suas propriedades benéficas. O resultado é um item mais saudável para as suas refeições. 

Conheça a seguir os principais benefícios do azeite de oliva, separados em 15 tópicos.

1 – Faz bem pro coração

Consumir o azeite de oliva contribui para a saúde de seu coração, prevenindo doenças. O produto é rico em gorduras boas e pode ser um ótimo substituto para itens que contém grande quantidade de gorduras saturadas, como a manteiga e margarina. 

Os ácidos graxos presentes em sua composição têm ação antioxidante, que ajuda o sistema circulatório, aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) e reduz os níveis do colesterol ruim (LDL).

Essas propriedades, na prática, prevenindo formação de placas de gordura, que são as responsáveis por doenças cardíacas. 

2  – Controla a imunidade

Os benefícios do azeite de oliva incluem também o fortalecimento do corpo, pois o alimento ajuda no aumento da imunidade.

Consumir diariamente o alimento melhora o sistema de defesa do corpo. A vitamina E e polifenóis presentes no óleo evitam o envelhecimento das células, contribuindo no processo de desintoxicação do organismo.

3 – Ajuda na saúde cerebral

O azeite de oliva também apresenta propriedades que beneficiam o cérebro. Assim como no coração, os ácidos graxos protegem as células cerebrais. 

Os polifenóis são antioxidantes que têm relação com a prevenção e reversão de déficits de memória, causada pelo avanço da idade ou por doenças cerebrais degenerativas. Isso contribui para a aprendizagem e melhoria das funções no dia a dia.

4 – Previne diabetes

A deficiência de insulina causa a diabetes tipo 2, que é uma síndrome metabólica. Este é um hormônio que capta a glicose no sangue e controla a glicemia. 

A presença das gorduras monoinsaturadas do azeite de oliva são muito importantes para o controle da sensibilidade à insulina, prevenindo assim, a diabetes, mantendo sempre a estabilidade da glicemia.

5 – Combate o câncer

Os antioxidantes das azeitonas e do azeite de oliva, como os actinídeos, o tirosol e os ácidos fenilpropiônicos combatem os danos causados pelos radicais livres no DNA da célula.

Estes componentes atuam diretamente contra a formação de células cancerígenas em diversas partes do corpo.

6 – Reduz dores

Os benefícios do azeite de oliva também ajudam a reduzir inflamações que causam dores no corpo, incluindo as articulações.

O consumo do produto combate as toxinas no organismo que são prejudiciais à saúde e proporcionam efeito analgésico ao corpo, além de fortalecer o efeito de medicamentos.

7 – Pode evitar o Alzheimer

Por contribuir para a boa saúde do cérebro, os benefícios do azeite de oliva previne o surgimento de doenças cerebrais como o Alzheimer, mal de Parkinson e demência senil.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa deterioração das funções do cérebro, prejudicando a memória e a linguagem. 

Uma das suas características é o acúmulo de placas beta-amilóides nas células do cérebro. Por isso, as propriedades do azeite são poderosas para prevenir a doença. 

8 – Favorece a construção de músculos

Quem pratica musculação e outras atividades físicas também pode aproveitar os benefícios do azeite de oliva. As gorduras insaturadas atuam na construção muscular.

Já as gorduras monoinsaturadas  trabalham na recuperação do músculo após o exercício, ajudando no ganho de massa magra.

Portanto, incluir o azeite de oliva nas refeições potencializa o resultado da prática de exercícios físicos. 

9 – Melhora a saúde dos ossos

Grande fonte de vitamina K, o azeite de oliva fortalece os ossos e os tornam mais resistentes contra fraturas.

O alimento contém cálcio, componente imprescindível à boa formação de ossos e dentes. E também a oleuropeína, um composto de ação anti-inflamatória e antioxidante, de grande valia para a saúde do esqueleto.

10 – Detox no fígado

Os benefícios do azeite de oliva contribuem para a limpeza do fígado,  órgão responsável pela melhoria do metabolismo e o controle de, praticamente, todos os outros órgãos do corpo. Assim, funciona como um detox.

Então, consuma diariamente uma colher de sopa azeite de oliva misturada com meia colher de suco de limão, que ajuda a potencializar o efeito desintoxicante e melhora o funcionamento do órgão.

11 – Emagrece

O azeite de oliva ajuda no controle do peso do corpo, graças ao baixo índice de calorias, contribuindo para quem quer emagrecer.

Mas lembre-se que nenhum alimento sozinho é responsável pelo emagrecimento. O importante é manter uma boa rotina de alimentação saudável e a prática de atividades físicas. 

12 – Ação anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória combate as dores e reduz as inflamações do corpo, combatendo os radicais livres, proporcionando saúde e longevidade. 

Esse benefício acontece por causa dos ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a impedir a formação de inflamações. 

Portanto, o consumo diário reduz as toxinas do corpo, o deixando mais forte e saudável.

13 – Auxilia na digestão

Consumir o azeite de oliva diariamente também contribui para aumentar a saciedade, facilitando a digestão. Por isso, o item é indicado para quem quer ou precisa diminuir a quantidade de comida no prato. 

Assim, evita o acúmulo de gordura na região abdominal, proporcionando controle do peso e emagrecimento.

14 – Combate bactérias

O azeite extravirgem de oliva também combate algumas bactérias presentes no organismo. Segundo estudos científicos, 30 g por dia do óleo atuam para eliminar a Helicobacter pylori, bactéria que se encontra no estômago responsável por úlceras e até câncer.

15 – Contribui para a estética

Além da alimentação, os benefícios do azeite de oliva são estendidos para a estética. Assim, o produto pode ser usado também na pele, unhas e cabelos.

Mas o consumo oral do azeite de oliva ainda é a melhor maneira de acelerar estes resultados, pois o organismo absorve os nutrientes e distribui para o fortalecimento não apenas dos órgãos e ossos, mas também das células da pele, dos cabelos, unhas, contribuindo para a boa estética.     

Quais as propriedades nutricionais do azeite de oliva?

As propriedades nutricionais do azeite de oliva

Existem diversas propriedades nutricionais no azeite de oliva. Destas, podemos destacar: 

  • vitaminas E, A e K; 
  • Ferro;
  • Gorduras monoinsaturadas;
  • Ômega 9;
  • Magnésio;
  • Cálcio; 
  • Aminoácidos;
  • Potássio.    

O que a falta dos nutrientes encontrados no azeite pode causar?    

Após conhecer todos esses benefícios do azeite de oliva, você sabe o quanto é importante incluir este alimento em seu cotidiano. 

Mas existem malefícios do azeite de oliva? Na verdade, não há contraindicações, apenas em casos em que a restrição tem motivos médicos. 

A falta dos nutrientes do azeite de oliva em nosso organismo causa diversos problemas de saúde, como metabolismo lento, doenças cardíacas, câncer entre outros. 

Assim, basta uma colher de azeite de oliva misturada com meia colher de suco de limão para resultar em um poderoso elemento com ação desintoxicante para o fígado. 

Sem os ácidos graxos do azeite, o organismo também tem dificuldades de manter o controle do açúcar no sangue.

Portanto, não deixe de consumir diariamente uma dose de azeite de oliva em suas refeições, tanto no preparo dos alimentos quanto para temperar saladas. Além de mais saúde, você garante um saboroso elemento para o seu dia a dia. 

De que forma você pode consumir o azeite de oliva? 

Profissionais de saúde indicam o consumo moderado do azeite de oliva. Por isso, o ideal é até duas colheres de sopa por dia. Ou seja, aproximadamente 30 gramas.

Mas a forma como é usado para o preparo das refeições e para frituras pode comprometer os nutrientes existentes no produtos. Pois, ao ser aquecido, suas propriedades antioxidantes e seu efeito anti-inflamatório acaba não sendo eficaz para a saúde.

Assim, prefira consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes, peixes ou aves. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina em receitas de torradas, pães e sanduíches.

Quando for ao mercado, busque sempre os azeites que estão em embalagens de vidro ou mais escuras, pois elas impedem a entrada de luz, o que pode comprometer as propriedades do azeite, com a oxidação. 

Por isso, escolha os azeites puros, do tipo extravirgem. Para saber mais, leia o rótulo com atenção e conheça os componentes do produto. 

Como armazenar corretamente o azeite de oliva? 

A maneira ideal de guardar o azeite de oliva é longe da presença de luz ou calor, pois com a oxidação, o produto pode perder suas propriedades.

A regra vale tanto para o armazenamento no mercado quanto em casa. Escolha o produto mais jovem e bem armazenado, para aproveitar os benefícios do azeite de oliva. 

Ah, vale lembrar também de guardá-lo longe do fogão e da exposição ao sol. 

Conclusão    

Conhecer os benefícios do azeite de oliva é importante para que você inclua este poderoso ingrediente para as suas receitas, tanto no preparo ou para o tempero de seus alimentos. 

Assim, os Azeites Cadenza estão disponíveis para você adquirir diretamente em nosso site!

Temos o prazer de compartilhar com você todo nosso processo de produção, com nossas azeitonas colhidas à mão diretamente das árvores em nossas fazendas, garantindo que apenas as melhores azeitonas sejam selecionadas para a prensagem. 

É assim que podemos oferecer a você um azeite de oliva excepcional, que agrega um sabor autêntico às suas refeições. Experimente agora e descubra por que Cadenza é sinônimo de excelência!

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as novidades do nosso blog!