Azeites Cadenza

Azeites Cadenza recebem medalhas de ouro em concurso na Itália

Os Azeites Cadenza, agora, são premiados internacionalmente. A marca conquistou três medalhas de ouro e uma medalha de prata no concurso internacional EVO IOOC (International Olive Oil Contest), realizado na Itália em maio de 2023. Das quatro amostras enviadas à competição, todas voltaram premiadas.

O blend intenso Koroneiki e Picual e o blend suave Koroneiki e Arbequina receberam a medalha de ouro, bem como o azeite monovarietal Picual. O monovarietal Koroneiki, por sua vez, ganhou a medalha de prata.

A medalha de ouro EVO IOOC é concedida quando o azeite ganha uma pontuação entre 84 e 100; a prata é dada quando o resultado fica entre 65 a 84 pontos.

“É um reconhecimento muito grande em um mercado com produtos de muita qualidade”, disse Cynthia Geyer, uma das fundadoras da Cadenza.

Confira também no nosso Instagram

Toda a coleção premiada faz parte da chamada Opus II da Cadenza, nome dado à safra 2023 da marca. A safra 2022 é a Opus I, que conta com o blend suave de Koroneiki e Arbequina.

“Normalmente, Arbequina e Koroneiki fazem blends mais suaves. Tivemos no ano passado e repetimos neste ano. Mas há diferenças. Nunca um blend é igual ao outro, mesmo usando os mesmos cultivares e fazendo o mesmo processo. Existe a questão das chuvas, das podas… tudo o que acontece durante o ano faz diferença. Uma safra nunca é igual a outra. Ano que vem provavelmente vamos repetir o blend suave e será diferente”, explicou Cynthia.

Azeites Cadenza recebem medalhas de ouro em concurso na Itália

Sobre o EVO IOOC

O concurso EVO IOOC existe desde 2016 e tem como objetivo premiar os melhores azeites extravirgem e o azeites aromatizados de todo o mundo inscritos no concurso. Para a edição 2023, as amostras de azeite extravirgem devem ser provenientes de um lote com volume mínimo de 500 litros.

Além disso, a ideia do EVO IOOC é promover os benefícios do azeite extravirgem em uma alimentação saudável, promover o conhecimento e divulgar as propriedades sanitárias, farmacológicas e nutricionais, incentivar o mercado internacional para a utilização do azeite e dar visibilidade a azeites de todos os países produtores.

“O concurso é bem renomado, é o principal da Itália e um dos cinco maiores do mundo em azeite de oliva extravirgem. Os jurados são muito qualificados, são todos azeitólogos, especialistas na degustação de azeites. E ter este resultado foi muito importante para nós, logo em nossa segunda colheita e primeiro concurso”, analisou Cynthia.

Sobre a Azeites Cadenza

A Azeites Cadenza começou em 2017 quando Eduardo Winkler e Cynthia Geyer plantaram alguns tipos de azeitonas na propriedade da família na cidade de Glorinha, a 54km de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul.

Consumidores e apreciadores de azeite de oliva, Cynthia e Eduardo viram a oportunidade de criar um produto de qualidade. Cinco anos depois do início, surgia a primeira safra, chamada de Opus I.

À medida em que o pomar foi crescendo, Cynthia, que é musicista, teve a ideia de associar obras de arte e música às obras da natureza que ali nasciam.

Cadenza, inclusive, tem significado musical. O termo define uma passagem da obra em que o solista tem oportunidade de mostrar sua técnica.

Atualmente, além das variedades Koroneiki, Arbequina e Picual, utilizadas nas amostras premiadas no concurso, a Cadenza também cultiva azeitonas Frantoio, Grapolo e Coratina.