Conheça 10 tipos de azeitonas e suas características

Conheça 10 tipos de azeitonas e suas características

Alimento popular em todas as classes das famílias brasileiras, as azeitonas são frutos pequenos e carnudos que crescem nas oliveiras, uma das plantas mais antigas do mundo. Elas crescem em regiões de clima mediterrâneo, que é caracterizado por é marcado por verões quentes, secos e suaves, com temperaturas acima da média, e invernos chuvosos. 

Ao redor do mundo, existem catalogadas mais de mil variedades, cada uma com suas características de sabor, cor, tamanho e forma. 

Por ser um alimento versátil e saboroso, as azeitonas podem ser consumidas, de diversas maneiras e combinações, em pratos de acordo com o gosto particular. Elas podem ser consumidas inteiras ou em forma de azeite.

No Brasil, a azeitona verde é a mais consumida, mas é possível encontrar todos os tipos mais conhecidos no planeta.

Ao longo deste post você vai conhecer dez tipos de azeitonas. Quer saber mais sobre elas e que opções escolher? Então recomendamos que continue a leitura.

Aproveite o conteúdo que preparamos especialmente para você, que também tem dicas sobre como consumir azeitonas, como o azeite é produzido e quais os benefícios do azeite premium!

Quais as principais diferenças entre as diversas azeitonas?

A primeira coisa que chama a atenção nas azeitonas são as suas cores. E elas dependem basicamente do grau de maturação dos frutos.

Mais conhecidas, as azeitonas verdes são colhidas antes de atingirem o amadurecimento completo. Isso as diferencia das pretas, que são retiradas da oliveira com mais tempo, ou seja, quando estão maduras. As azeitonas verdes possuem sabor mais amargo e considerado firme, enquanto as pretas são dão maior sensação de maciez e um gosto adocicado. 

As azeitonas também podem mudar de cor durante o processo de conservação, que pode envolver salmoura, vinagre, óleo ou ervas.

O tamanho e a forma das azeitonas variam conforme o tipo, afinal só neste post você conhecerá dez delas. Algumas são pequenas e redondas, outras são grandes e ovais. 

Pela classificação, as azeitonas são divididas em três categorias principais, de acordo com o consumo mundial: espanholas, gregas e italianas.

No Brasil, as azeitonas espanholas são as mais conhecidas e consumidas. Elas geralmente são verdes e possuem sabor suave e levemente salgado. 

As azeitonas gregas são as mais variadas em termos de cor, tamanho e forma. Elas podem ser verdes, pretas, roxas ou marrons, e podem ter caroço ou não. 

Por fim, as azeitonas italianas chamam atenção para quem aprecia um paladar mais aromático. Essas azeitonas são geralmente pretas e têm um sabor doce e frutado.


Leia também: ​​Saiba como colocar em prática no dia a dia o Slow food

Quais são os benefícios do consumo de azeitonas?

Quais são os benefícios do consumo de azeitonas?

A popularização do consumo de azeitonas vai muito além do sabor que elas dão aos pratos. Isso porque elas proporcionam benefícios para a saúde às pessoas que as consomem regularmente. Por isso, a recomendação é incluí-las na alimentação diária.

Acompanhe então alguns desses benefícios que o consumo de azeitonas proporciona para que você tenha uma vida saudável.

Azeitonas são ricas em gorduras saudáveis

Na composição das azeitonas, aproximadamente 80% é formada por gordura que não faz mal à saúde. As azeitonas contêm ácidos graxos monoinsaturados, que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue. 

Além disso, as azeitonas são fornecedoras naturais do ácido oleico, um tipo de gordura que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Fontes de vitaminas e minerais

As azeitonas são ricas em vitamina E, que tem como grande característica ser antioxidante que protege as células dos danos causados pelos radicais livres. Outro ponto importante é a presença de vitaminas do complexo B, como a niacina, a riboflavina e o ácido fólico, que são importantes para o metabolismo energético e o controle do sistema nervoso.

Outras propriedades apontam que as azeitonas são boas fontes de minerais como ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo, que contribuem para a pureza do sangue, a saúde dos ossos, o equilíbrio dos fluidos e o funcionamento adequado da musculatura.

Prevenção de doenças

Em função do alto teor de gorduras saudáveis e antioxidantes, como foi descrito acima, as azeitonas podem ser agentes importantes na prevenção ou no tratamento de determinadas doenças crônicas, casos de problemas cardiovasculares, como o infarto e o derrame.

As azeitonas podem ter um efeito protetor contra certos tipos de câncer, como o de mama e o de cólon. Além disso, as azeitonas podem ajudar a melhorar os sintomas de doenças inflamatórias, como artrite e asma.

Como ponto de atenção, o recomendado é consumir as azeitonas naturais ou em conserva sem adição de sal ou outros aditivos químicos. Assim, você aproveita todos os benefícios desse fruto sem prejudicar o seu organismo.

Como consumir as azeitonas?

Existem diversas formas de preparar e consumir as azeitonas, desde as mais simples até as mais elaboradas. 

Por exemplo, as azeitonas espanholas são ideais para acompanhar saladas, sanduíches, pizzas e petiscos. Com o sabor picante, as azeitonas gregas dão um sabor especial aos pratos típicos do país, como saladas, moussaka, tzatziki, e de outros países. Por fim, as azeitonas, preferencialmente, combinam com molhos, massas, risotos e antepastos.

Acompanhe outras sugestões:

Saladas

A forma mais comum que funciona como salada, com os ingredientes que você mais aprecia, é temperar as azeitonas com azeite, alho, ervas, vinagre ou limão. Você também pode misturar as azeitonas com queijo, tomate, cebola ou outros ingredientes de sua preferência. Enfim, teste a sua imaginação e faça saladas incríveis.

Recheio de massas

Conhecida pelas combinações com diversas pizzas, as azeitonas servem também como recheios de pães, tortas ou sanduíches. É possível também colocá-las como coberturas desses pratos.

A recomendação é picá-las ou fatiá-las e colocá-las junto com a massa ou em cima do prato, na finalização. Você também pode fazer uma variação com molho de tomate, queijo, presunto ou outros recheios.

Antepastos e pratos quentes

Para aquela entrada mais sofisticada antes do prato principal, uma aposta certeira é consumir as azeitonas como patê ou pasta. É simples o processo, basta triturá-las no liquidificador ou processador com azeite, alho, queijo, iogurte ou outros temperos de sua preferência. Fica uma delícia degustar acompanhada de torradas, pães ou biscoitos.

Depois, no prato principal, as azeitonas podem ser usadas como ingrediente de preparação de ensopados, guisados, assados ou refogados. Você pode adicioná-las inteiras ou picadas no final do cozimento, para dar um toque especial ao sabor. Elas combinam bem com os mais variados tipos de carnes ou legumes.

Por fim, as sobremesas

Se você pensa que azeitona só serve para pratos salgados está totalmente enganado. Elas também podem ser consumidas como sobremesa ou doce. Você pode recheá-las com chocolate, caramelo, nozes ou frutas secas. Imagina que delícia é cobri-las com chocolate derretido ou açúcar cristalizado.

Conheça 10 tipos de azeitona e suas características

Conheça 10 tipos de azeitona e suas características

Como descrito na introdução, a variedade de azeitonas é imensa. É muito comum as pessoas classificarem as azeitonas entre verdes ou pretas, mas é muito mais do que isso. São mais de mil catalogadas ao redor do mundo. 

Cada consumidor tem as suas favoritas. Escolher é complicado, mas vamos ajudar com mais detalhes sobre os dez tipos mais conhecidos e suas características.

Por exemplo, as oliveiras mais primitivas produzem pequenas frutas com pouca polpa e caroços grandes. Já as conhecidas típicas de mesa possuem uma polpa mais suculenta, mas não produzem muito óleo.

Azeitona verde

As azeitonas verdes são as mais comuns e consumidas no Brasil, as de melhor qualidade são Elas são colhidas bem antes de amadurecer e, depois, precisam passar por um processo de cura em salmoura para perder o amargor.

Essas azeitonas possuem cor verde-clara, textura firme e um sabor suave e levemente salgado. É usada em saladas, pizzas, sanduíches e molhos.

Azeitona preta

Aqui vai uma explicação interessante. Antes de irem para o consumo, elas são verdes. Ocorre que para se tornarem pretas, elas passam por um processo de maturação.

Essas azeitonas são colhidas quando estão maduras e têm uma cor roxa-escura ou preta. Na sequência, elas passam por um processo de cura em salmoura, mas por menos tempo que a verde. A textura é macia e possui um sabor mais intenso e adocicado. É usada em pratos quentes, como carnes, massas e risotos.

Azeitona azapa

Conhecida como azeitonas chilenas, país que é o maior produtor desse tipo, elas são de uma cor roxa-avermelhada. São colhidas madura e passam por um processo de cura em água com sal e especiarias, como orégano e alho. As azeitonas chilenas têm uma textura crocante e um sabor picante e aromático. Geralmente, elas combinam com saladas, aperitivos e patês.

Azeitona kalamata

De origem grega, elas têm uma cor roxa-escura ou preta. É colhida madura e passa por um processo de cura em vinagre ou vinho tinto com sal e ervas, como tomilho e louro. A azeitona kalamata possui textura carnuda e um sabor forte e ácido. É usada em saladas gregas, como a salada de tomate, pepino, queijo feta e orégano.

Azeitona picual

Essa azeitona é típica da Espanha e tem uma cor verde-amarelada. A picual, também conhecida como Marteña ou Lopereña, tem por característica ser conhecida como “pontuda”. São as azeitonas mais cultivadas hoje para a produção de azeite, com produção centrada na província espanhola de Jaén.

Estima-se que as árvores picuais representem 25% de toda a produção de azeite no mundo. É usada em tapas, como as famosas azeitonas recheadas com anchovas ou pimentão.

Azeitona gordal

Ela também tem sua origem na Espanha e possui como principal característica a cor verde-clara ou amarelada. É colhida antes de amadurecer e passa por um processo de cura em salmoura com limão ou laranja. Tem uma textura crocante e um sabor fresco e cítrico. É usada em aperitivos, como as azeitonas recheadas com queijo ou presunto.

Azeitona arbequina

A arbequina é outra azeitona originária da Espanha. Ela tem uma cor verde-escura, às vezes, fica mais próxima do marrom. A sua colheita é feita quando está madura e passa por um processo de cura em salmoura com alho ou alecrim. A textura é macia e tem um sabor suave e amendoado. Ficou muito conhecida por ser utilizada em pratos frios, como saladas, carpaccios e tartares.

Azeitona gaeta

É originária da Itália e tem uma cor preta ou marrom-escura. É colhida madura e passa por um processo de cura em água com sal e óleo de oliva. A sua textura é oleosa e com sabor rico e defumado. É usada em pratos típicos da culinária italiana, como a pizza napolitana ou a pasta alla puttanesca.

Azeitona niçoise

Essa azeitona foi criada na França e possui uma cor preta ou marrom-escura. A sua colheita ocorre quando ela está madura. Na sequência, a azeiotona niçoise passa por um processo de cura em água com sal e vinagre de vinho tinto. Tem uma textura seca e um sabor amargo e herbáceo. É usada em pratos clássicos franceses, como a salada niçoise ou o ratatouille.

Azeitona picholine

É originária da França e tem uma cor verde-oliva ou dourada. É colhida antes de amadurecer e passa por um processo de cura em salmoura com funcho ou estragão. A textura é firme e tem um sabor doce e anisado. É usada em pratos sofisticados, como o foie gras ou o magret de canard.


Leia também: Conheça 15 benefícios do azeite de oliva para a saúde 

Como utilizar os diferentes tipos de azeite?

É incrível a enorme quantidade de maneiras que você pode utilizar os diferentes tipos de azeites disponíveis no mercado. É possível usá-los para temperar saladas, fritar alimentos, assar bolos e até mesmo, não se assuste, fazer sorvetes.

Primeiro, vamos relembrar: o “nascimento “ do azeite ocorre a partir da prensagem das azeitonas e, dependendo do processo de fabricação, eles são classificados de acordo com o grau de pureza.

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é o mais puro e de melhor qualidade entre os azeites. Isso porque possui acidez máxima de 0,8%. O azeite extravirgem é extraído a frio, sem o uso de solventes ou calor, o que preserva as propriedades nutricionais e o sabor das azeitonas. 

É ideal para temperar saladas, legumes, carnes e peixes, pois realça o sabor dos alimentos. Também pode ser usado para fazer molhos frios, como maionese e pesto.

Azeite virgem

De uma qualidade um pouco inferior, o azeite virgem tem acidez máxima de 2%. Assim como o extravirgem, ele também é extraído a frio, mas pode ter algumas mudanças, no que tange ao sabor ou aroma desagradáveis. Pode ser usado para as mesmas finalidades do azeite extravirgem, mas com menos intensidade de sabor.

Azeite refinado

Esse tipo de azeite é obtido a partir do refinamento do azeite virgem que não atende aos padrões exigidos de pureza e qualidade. A acidez máxima é de 0,3%, mas perde parte das suas propriedades nutricionais e do seu sabor durante o processo.

O azeite refinado é indicado para frituras e assados, pois suporta altas temperaturas sem queimar ou alterar o sabor dos alimentos.

Azeite composto

Existem pessoas que não consideram esse como um azeite, afinal é uma mistura de azeite refinado com azeite virgem ou extravirgem. O azeite composto possui acidez máxima de 1% e um sabor mais suave do que os demais. 

Por fugir muito às características de um azeite tradicional, ele pode ser usado para frituras, assados e também para temperar pratos quentes ou frios.

O que é o azeite premium?

Produto de altíssima qualidade, o azeite premium é um tipo de azeite de oliva extravirgem, que tem uma acidez máxima de 0,8% e um sabor frutado e aromático. A sua obtenção ocorre a partir da primeira prensagem a frio das azeitonas, sem passar por nenhum processo químico ou térmico que altere as suas propriedades.

Isso garante que o azeite premium preserve todos os nutrientes e antioxidantes presentes na fruta.

O azeite premium é produzido com azeitonas selecionadas, colhidas no momento certo de maturação e transportadas rapidamente para o lagar, onde são lavadas e moídas. Em seguida, a massa resultante é submetida a uma centrifugação, que separa o óleo da água e dos resíduos sólidos. 

Depois desse processo, o óleo é filtrado e armazenado em recipientes adequados, com a devida proteção da luz, do calor e do oxigênio.

Especialistas recomendam alguns pontos importantes na hora de fazer a compra de um azeite premium. Entre eles, a origem das azeitonas, com preferência para as que são provenientes das oliveiras de regiões conhecidas de Portugal, Espanha, Itália e Grécia.

Demais condições se referem a qualquer azeite. Assim, você deve ficar atento à data de validade, a embalagem e, principalmente, o selo de qualidade.Verifique se o produto possui as certificações que garantam que o produto atende aos padrões de pureza e de acidez exigidos para ser considerado um azeite premium.

Conclusão

Conhecer o que existe de melhor entre as milhares de azeitonas e como acertar na hora de consumi-las é o que vai fazer com que as suas receitas fiquem irresistíveis, seja no preparo dos pratos ou na degustação. 

As azeitonas são a matéria-prima que fazem dos Azeites Cadenza uma referência no mercado e estão disponíveis para você adquirir diretamente em nosso site!

Temos o prazer de compartilhar com você todo nosso processo de produção, com nossas azeitonas colhidas à mão diretamente das árvores em nossas fazendas, garantindo que apenas as melhores azeitonas sejam selecionadas para a prensagem. 

É assim que podemos oferecer a você um azeite de oliva excepcional, que agrega um sabor autêntico às suas refeições. Experimente agora e descubra por que Cadenza é sinônimo de excelência!

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as novidades do nosso blog!