Receitas de bacalhau confira três opções e explore o sabor tradicional e sofisticado

Receitas de bacalhau: confira três opções e explore o sabor tradicional e sofisticado

O bacalhau é um prato que pode ser servido em qualquer ocasião, e não somente em celebrações festivas, como a Páscoa e o Natal. O seu sucesso também na mesa de milhões de pessoas faz dele uma representação da identidade cultural e gastronômica de diversos países, que criam receitas de acordo com os gostos e ingredientes locais.

Ao longo dos anos, o bacalhau recebeu diversas combinações e ficou ainda mais popular. Uma delas, e que não pode faltar nas receitas, é o azeite, que serve tanto para o preparo do bacalhau no forno, grelhados ou assado, e, claro, também para temperar as saladas de acompanhamento. 

Além de saboroso, essa combinação de bacalhau e azeite é cheia de nutrientes como ômega 3,  vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio que são de grande importância para a saúde.

Quer saber mais sobre o bacalhau, começando pela sua origem gastronômica, então continue lendo este post, porque separamos três receitas de sucesso, com preparo rápido e simples, para serem servidas em qualquer ocasião.

Aproveite a leitura!

Resumo da história do bacalhau como alimento

O bacalhau é um peixe que vive nas águas frias do Atlântico Norte e do Pacífico, e que tem a característica de poder ser seco e salgado para conservar a sua carne por longos períodos. 

Essa técnica foi descoberta pelos vikings, que descobriram uma espécie chamada de cod gadus morhua, muito encontrada nos mares por onde eles navegavam. Esses exploradores usavam o bacalhau seco como alimento nas suas viagens marítimas.

Como alimento para fins comerciais, o bacalhau começou a virar um produto graças ao povo basco, hoje ligado à Espanha. No ano 1000 DC eles já utilizavam o sal para fazer o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. A Noruega foi o principal polo de pesca e exportação desse peixe porque tinha a primeira indústria de transformação.

No entanto, foram os portugueses, com o uso da técnica de sal na secagem do bacalhau, tornando-o ainda mais saboroso e durável. Os portugueses começaram a pescar o bacalhau no século XIV, quando exploravam as costas da Terra Nova, da Islândia e da Groenlândia. O bacalhau salgado era ideal para as longas travessias pelo mar, pois não estragava e podia ser reidratado e cozinhado de diversas formas.

Como consequência, o bacalhau se tornou um alimento acessível e nutritivo, que se adaptou às regras da Igreja Católica, que proibia o consumo de carne em determinados dias do ano, principalmente durante o período da Quaresma. Assim, o bacalhau passou a fazer parte da dieta dos portugueses e difundido nas colônias.

Dessa maneira, os portugueses criaram inúmeras receitas com o bacalhau, usando também outros ingredientes típicos da gastronomia mediterrânica, como o azeite, o alho, a cebola, as batatas, os ovos, as azeitonas e os coentros.

LEIA MAIS: Conheça 15 benefícios do azeite de oliva para a saúde

Benefícios nutricionais do bacalhau

Além de ser um peixe que proporciona muita versatilidade na culinária, podendo ser preparado de diversas formas, assado, cozido, grelhado, frito ou em receitas tradicionais, o consumo periódico do bacalhau gera muitos benefícios para a saúde.

O bacalhau é rico em proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação e manutenção dos músculos, órgãos e tecidos.

Além disso, o bacalhau contém pouca gordura e é fonte de ômega 3, um tipo de gordura saudável que ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares, como hipertensão, colesterol alto e arritmias. O ômega 3 também tem ação anti-inflamatória e pode melhorar a função cerebral e a saúde mental.

Outro nutriente importante presente no bacalhau é o iodo, que é fundamental para o funcionamento da tireoide, uma glândula que regula o metabolismo e a produção de hormônios. O iodo também contribui para o desenvolvimento cognitivo e a prevenção de bócio.

O bacalhau ainda fornece minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco, que participam de diversas funções no organismo, como a saúde óssea, a produção de energia, a síntese de hemoglobina e a defesa imunológica.

Por fim, o bacalhau é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, especialmente a niacina (B3), que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os de colesterol bom (HDL). As vitaminas B também são importantes para o metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, além de favorecerem o sistema nervoso e a saúde da pele.

Na sequência, conheça três receitas imperdíveis e tradicionais com bacalhau que fazem sucesso em qualquer ocasião.

Receitas de bacalhau

Bacalhau à portuguesa

Bacalhau à portuguesa

O bacalhau à portuguesa é um prato delicioso que pode ser acompanhado de salada verde, arroz branco ou pão.

Essa receita da tradicional da culinária portuguesa consiste em lombos de bacalhau cozidos com batatas, cebolas, alho, azeite e salsa. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva, que pode ser servida em qualquer ocasião.

Ingredientes

Para preparar este prato, você vai precisar de:

– 4 lombos de bacalhau dessalgado;

– 4 batatas grandes cortadas em rodelas;

– 2 cebolas grandes cortadas em rodelas;

– 4 dentes de alho picados;

– 1/2 xícara de azeite;

– Sal e pimenta-do-reino a gosto;

– Salsa picada a gosto.

Modo de preparo

1. Cozinhe o bacalhau em água fervente por cerca de 15 minutos, ou até que esteja macio. Escorra e reserve;

2. Cozinhe as batatas em água fervente com sal por cerca de 20 minutos, ou até que estejam macias. Escorra e reserve;

3. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue as cebolas e o alho até que estejam dourados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto;

4. Em um refratário untado com azeite, faça uma camada de batatas, uma de cebolas e alho e uma de bacalhau. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de bacalhau;

5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que esteja dourado e borbulhando;

6. Polvilhe a salsa picada por cima e sirva quente ou morno;

Bacalhau gratinado

Bacalhau gratinado

Essa receita de bacalhau gratinado é fácil, leva poucos ingredientes e o resultado, pode apostar, é sucesso na sua mesa. Para os amantes de queijo, fiquem à vontade e podem caprichar na finalização com muita muçarela.

Ingredientes

– 500 gramas de bacalhau dessalgado;

– 2 batatas médias (350 g aproximadamente);

– 1 cebola média;

– 3 dentes de alho;

– 1 tomate médio (sem sementes);

– 1 pimentão vermelho pequeno;

– 3 colheres de sopa de azeite de oliva;

– sal e pimenta-do-reino (a gosto);

– 50 gramas de azeitonas pretas picadas;

– 200 gramas de creme de leite;

– 50 gramas de queijo parmesão ralado;

– 200 gramas de requeijão cremoso;

– salsinha picada (a gosto);

– tomatinhos cereja (para decorar).

Modo de preparo

1. Separe todos os ingredientes necessários para preparar o bacalhau gratinado. Com o bacalhau já dessalgado, escalde-o em água fervente por cerca de 10 minutos com uma folhinha de louro, depois descarte a água e desfie o bacalhau em lascas pequenas. Pique todos os temperos: cebola, tomate e pimentão;

2. Corte as batatas em rodelas não muito finas e dê uma pré cozida deixando-as macias, porém firmes. Reserve;

3. Em uma panela média refogue o alho, a cebola, o tomate e o pimentão com azeite de oliva, por alguns minutos;

4. Adicione o bacalhau dessalgado e em lascas e refogue por mais 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Adicione as azeitonas pretas, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino, misturando bem. Desligue o fogo e reserve;

5. Para montar o bacalhau gratinado, pincele um refratário médio com azeite de oliva ou manteiga e faça uma camada de batatas. Coloque por cima das batatas, o refogado de bacalhau, espalhando bem;

6. Para a cobertura misture o requeijão cremoso com o creme de leite e o queijo parmesão ralado (deixando um pouco para decorar o prato antes de assar);

7. Cubra o bacalhau com este creme e decore com tomatinhos. Polvilhe mais queijo parmesão ralado e leve para gratinar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até ficar com uma crosta douradinha;

8. O seu bacalhau gratinado está pronto para ser servido e saboreado.

Escolha os acompanhamentos de acordo com o seu gosto. A dica é que o bacalhau gratinado combina com uma salada com folhas variadas e uma taça de vinho.

LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre o azeite de oliva extra virgem

Bacalhau na brasa

O bacalhau na brasa é uma forma de cozinhar o peixe que realça seu sabor e sua textura, dando um toque defumado e crocante. Além disso, é uma receita saudável e nutritiva, que combina com vários acompanhamentos, como batatas, cebolas, tomates, pimentões, azeitonas e salsa.

Para fazer o bacalhau na brasa, você vai precisar de:

Ingredientes

– 4 postas de bacalhau dessalgado (cerca de 1 kg)

– 1 xícara (chá) de azeite;

– 4 dentes de alho picados;

– Sal e pimenta-do-reino a gosto;

– 8 batatas pequenas cozidas;

– 4 cebolas cortadas em rodelas;

– Salsa picada para polvilhar.

Modo de preparo

1. O primeiro passo é temperar o bacalhau com o azeite, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira, para pegar bem o gosto;

2. Em seguida, leve o bacalhau à churrasqueira e grelhe por cerca de 10 minutos de cada lado, ou até ficar dourado e macio. Pincele com o molho da marinada de vez em quando, para não ressecar.

3. Enquanto isso, em uma frigideira grande, aqueça um pouco de azeite e refogue as cebolas até ficarem caramelizadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto;

4. Para servir, arrume as postas de bacalhau em uma travessa, junto com as batatas cozidas. Regue com o restante do molho da marinada e polvilhe com salsa picada. Coloque as cebolas caramelizadas por cima ou ao lado do peixe.

Como recomendação, saboreie o bacalhau na brasa com um bom vinho branco ou uma cerveja gelada. Você vai se surpreender, pois essa receita simples dá um ar de prato sofisticado.

Por que utilizar os azeites Cadenza nas receitas de bacalhau?

Para o tipo de azeite de oliva ideal para as suas receitas de bacalhau, você pode acessar o site dos Azeites Cadenza e escolher os produtos de nosso catálogo, que conta com produtos de qualidade e que vão deixar o seu prato com sabor irresistível. 

Na hora de escolher o azeite para as suas receitas de bacalhau, é importante levar em conta alguns fatores, como a acidez, a intensidade e a origem do produto. 

A acidez indica o grau de pureza do azeite, sendo que quanto menor for esse valor, melhor será a qualidade do óleo. A intensidade se refere ao sabor e ao aroma do azeite, que podem ser suaves, médios ou fortes. 

A origem indica o país ou a região onde as azeitonas foram cultivadas e processadas.

De modo geral, recomenda-se usar um azeite de baixa acidez (menor que 0,5%), de intensidade média ou forte e para as receitas de bacalhau. Esses tipos de azeite combinam melhor com o peixe e realçam o seu sabor. 

Você pode usar o mesmo azeite para cozinhar e para regar o prato na hora de servir, ou usar dois tipos diferentes para criar contrastes.

No catálogo de produtos do Azeites Cadenza, você encontra todas essas opções para fazer a sua receita de bacalhau preferida.

LEIA MAIS: Conheça dez tipos de azeitonas e suas características

Conclusão

Entender o sucesso e aproveitar os benefícios de consumir o bacalhau, especialmente feito com um azeite de qualidade como os da Cadenza, é o que elaboramos neste post com a intenção de te ajudar a compreender o porquê a junção deles é a opção ideal para as suas receitas. 

Assim, os Azeites Cadenza estão disponíveis para você adquirir diretamente em nosso site! Com preço acessível e qualidade. 

Desde a colheita até a confecção, temos o prazer de compartilhar com você todo nosso processo de produção, com nossas azeitonas colhidas à mão diretamente das árvores em nossas fazendas, garantindo que apenas as melhores azeitonas sejam selecionadas para a prensagem. 

É assim que podemos oferecer a você um azeite de oliva excepcional, que agrega um sabor autêntico às suas refeições. Experimente agora e descubra por que Cadenza é sinônimo de excelência!

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as novidades do nosso blog, com tudo sobre o mundo dos azeites!